Eu NÃO quero saber quem matou Isabella Nardoni

É sempre a mesma coisa. Fetiches da mídia. Overdose. Exploração irrestrita e sem escrúpulos de certo caso. Exagero. Ética. O imenso abismo que existe entre a teoria, as técnicas, o código e a prática do jornalismo. Show de horror. Must go on. Tédio.

Sempre que algum tema, de grandes proporções, como o acidente da TAM ano passado, ou algo que tenha apelo sentimental o suficiente e que ao mesmo tempo é eleito para ser aproveitado como tal, somos expostos ao que o (tsc) “quarto poder” têm de pior. Semana passada, o jornal Hoje, um dos formatos mais palatáveis da Globo, para mim, especialmente pela simpatia dos dois apresentadores, conseguiu a façanha de me enojar: cartinhas de Alexandre, o pai, endereçadas à filha, eram lidas no ar em tom melancólico. A vida da família devassada abruptamente em rede nacional. Honestly, não me interessa saber quem é o responsável pela morte de Isabella.

Menino arrastado pelas ruas do Rio, Isabella, TAM, Cartões Corporativos, Dossiê Falso, Ingrid Betancourt…apenas alguns dos fetiches recentes com que a mídia, em dado momento, resolve esgotar até a última gota e SÓ se fala nisto nos noticiários, na TV, na internet. É impossível ficar imune. Sempre que assuntos do gênero começam a serem explorados, eu mudo de canal, viro a página, ignoro a manchete, o link. A última coisa que se vai encontrar quando caímos em freak shows do tipo é jornalismo. E não só por respeito à minha classe, mas como público, ouvinte e leitor, por respeito à minha inteligência, minha mente e meu espírito, bem como aos envolvidos na questão, tento o máximo passar batido por isto. Quando o assunto, naturalmente, vai cansando…relegado a suítes cada vez menores, e cai no esquecimento…basta que se escolha o próximo alvo.

Sinto um asco tão grande nestas horas que chega a bloquear o cérebro. E o mais saudável a se fazer é ficar longe do “jornalismo”. Emburrece.

Deixe um comentário

Arquivado em Artigos/Matérias/Opinião

Deixe uma resposta

