Ali

Ali – Michael Mann – 2001 – ****

Nunca escondi minha admiração por Michael Mann. Para mim, pouquíssimos cineastas tem o talento e a competência para fazer filmes tão redondos e eficazes, beirando o impecável. Além de ótimo diretor, o cara ainda escreveu O Último dos Moicanos, Fogo Contra Fogo, O Informante e Miami Vice, além deste Ali. O que falar?

Para contar a história de uma dos maiores esportistas de todos os tempos, como também uma personalidade consagrada e adorada mundialmente, controverso, político, religioso, mulherengo, carismático, divertido, firme, com uma biografia cheia de reviravoltas e redenções, Mann escolheu Will Smith para o papel principal. E quem diria que um ator que começou como “The Fresh Prince Of Bel Air”, além de uma carreira de rapper de qualidade no mínimo duvidosa – para usar um eufemismo – conseguiria amadurecer tanto, levando-o à sua primeira, e merecida, indicação ao Oscar num papel principal. A entrega de Smith ao personagem, física, mental, nos trejeitos, na fala e no olhar é fascinante, além de uma considerável semelhança com Ali jovem. Jamie Foxx e Jon Voight também estão excepcionais.

Dada a quantidade de coisas a tratar, o filme acaba ficando confuso demais em certos momentos…mas após um primeiro ato problemático, desenrola-se de modo equilibrado, nos levando para dentro do universo conturbado de Muhammad. Dificilmente alguém faria melhor.

Deixe um comentário

Arquivado em Filmes

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s